Tendência de decoração, ambientes integrados precisam apresentar personalidade, funcionalidade e garantir a fluidez do espaço doméstico.
Além do apelo estético, a integração de ambientes contribui para a sensação de amplitude. Mas é preciso atenção aos detalhes para não ter o efeito contrário. Setorizar um cômodo integrado é um dos grandes desafios da arquitetura de interiores, que explora a decoração para ditar a proposta de cada um dos espaços. Saiba como dividir ambientes sem paredes.
Veja também:
- Parede de duas cores: 12 ideias criativas para te inspirar
- 7 ideias de decoração fáceis para transformar as paredes da sua casa
- Como mudar a decoração: 14 ideias para transformar a parede em branco
Para a arquiteta Paula Passos, integrar oferece vantagens tanto para pequenos imóveis quanto para os grandes. Mas a especialista lembra também que, no dia a dia, o morador precisa de momentos de privacidade para atividades que exigem concentração. Assim, não é possível integrar um ambiente em sua totalidade.
Nas áreas sociais, o mais comum é usar tapetes para delimitar os espaços. Segundo especialistas, a forma mais fácil de definir os ambientes é por meio da escolha do mobiliário. Os aparadores são peças estratégicas, pois ajudam a esconder e suavizar as costas de sofás – sem contar a grande utilidade para decorar ou dar suporte para o espaço anexo.
Os bancos também costumam serem eleitos para essa função. “São peças horizontalizadas que gostamos muito. Sem contar a possibilidade de escolher de acordo com o estilo da decoração que estamos trabalhando no projeto”, explica Danielle Dantas, do escritório Dantas & Passos Arquitetura.
Painéis de marcenaria ou elementos móveis como biombos servem como divisória entre os ambientes sem paredes. Outra dica da arquiteta é “apostar na colocação de pisos diferentes, como o porcelanato na cozinha e a madeira na sala.”
Veja também:
- Arco pintado na parede: como fazer a tendência que está bombando no Instagram
- 7 maneiras de estilizar e decorar a parede com prateleiras
- Antes e depois: esta decoração impressionante de parede vai te inspirar
Mas Paula faz um alerta aos proprietários de imóveis pequenos: “Nesse caso, mais de um revestimento pode diminuir a amplitude visual. Assim sendo, buscamos por um único tipo de piso que seja elegante e perfeito para o uso no dia a dia, principalmente em áreas mais intensas com o uso de água, como cozinha e área de serviço”.
Outras soluções práticas e versáteis que podem ajudar balizar os ambientes é dividir a sala com meia parede baixa ou com venezianas móveis que abrem e fecham, aplicar uma parede vazada com cobogós ou marcenaria ou ainda executar uma estante vazada.
“Também costumamos empregar os painéis de vidro ou madeira que recolhem todas as folhas juntas, deixando o espaço aberto ou fechado de acordo com a necessidade de uso”, afirma a arquiteta.
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br